Alta Mogiana
A região mogiana, localizada no interior do estado de São Paulo, divisa com o estado de Minas Gerais, se destaca pela produção de cafés arábica em grande escala e pelas bebidas com características estritamente mole, mole, apenas mole e dura. A temperatura média de 20ºC facilita a cultura do café, mas seu solo arenoso necessita correções e adubações com mais freqüência que outras áreas produtoras.
A cultura do café foi introduzida nessa região há 200 anos. Ela se organiza em três subdivisões: Alta, Média e Baixa e tem até uma associação que representa produtores locais, a Alta Mogiana Niche Coffee. A grande maioria de suas fazendas compreende pequenas propriedades, que desfrutam de uma infra-estrutura excelente com acesso fácil a tecnologia, mão-de-obra qualificada, com boas rodovias que facilitam o transporte da produção. Daí se explica a facilidade em produzir cafés finos.
MOGIANA
Altitude média: 900m e 1000m
Variedades de café mais cultivadas:
Mundo Novo e Catuaí.
Sabor:
Corpo: encorpado
Sabor: frutado, sabor suave adocicado
Característica da bebida: acidez medianamente alta doçura e acidez muito equilibrada
Algumas Cidades produtoras:
Franca, Altinópolis, Mococa, Pedregulho, Patrocínio Paulista, Batatais, Tirapuã, Altinópolis, Batatais, Buritizal, Cajurú, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente e Santo Antônio da Alegria.
Algumas Fazendas da Região:
Fazenda Candeias, Fazenda Liberdade, Santa Helena e Três Marias.
Resourse: http://brasiljuta.com.br/
Fazenda modelo no PR cultiva um dos melhores cafés do Brasil
Video COMMENTS:
joao terrabioenergia: Belo vídeo! E a fazenda ainda pode gerar energia com os resíduos restantes da produção! Temos 26 anos de experiência com projetos em biodigestores para a agroindústria.\n\nAbraço a todos!\n\nJoao\nTerraBioenergia S/A.